sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Nem oito nem oitenta...

Nem oito, nem oitenta. Frase bastante conhecida, que deveria ser mais praticada.

A grande vantagem da administração é não ser uma ciência exata. É a oportunidade para a criatividade. Não é exata, mas quase tudo é previsível! Para isto estudamos cenários e estatística. Mas isso é outra história...

Nem oito, nem oitenta: deveria ser o grande mantra da vida.

A sabedoria de saber ouvir, interpretar, e, constatar que, de uma frase conhecida e simples como esta, podemos aceitar ou superar muitos desafios.

A administração por projetos é isso! Nem oito...nem oitenta, pratique isso todos os dias.

Para todos os grandes desafios da administração existem, sim, muitas respostas certas. E muitas erradas também. Mas, sejamos mais pragmáticos, existem muitas respostas coerentes e muitas incoerentes.

Na vida vamos acertar e vamos errar. Sempre. Só precisamos acertar mais do que errar. E precisamos ter a sabedoria de compreender que todas as pessoas vão acertar e vão errar. E isso não as torna melhor ou pior que ninguém, apenas as torna pessoas.

Administrar projetos significa administrar pessoas. Claro que existem muitas ferramentas e técnicas que, comprovadamente, funcionam. Mas, a grande diferença, é a capacidade do gestor entender e comandar a sua equipe.

Tenho certeza que se você olhasse o "meu" planejamento de um projeto, encontraria várias coisas que "você" teria feito diferente, ou que gostaria de mudar. Isso "é" o normal. Aprenda a trabalhar com isso. E também tenho certeza que se "eu" avaliasse um plano que "eu" mesmo fiz há duas semanas, "eu" iria pontuar possibilidades de mudanças.

O planejamento é para minimizar incertezas. Nunca um plano de projeto será realizado 100% como o previsto. Basta ter um modelo de cronograma, controle de escopo, análise de risco, e, etc etc etc, bem feitos... Os desvios irão acontecer. E, para isso existe gerente.

Nem oito, nem oitenta. Entenda que sua opinião está correta e a minha também. Mesmo que não sejam iguais. Perceba que, no gerenciamento de projetos, o certo e o errado não importam. O que importa é o modelo decisório. Importa o coerente e o incoerente. Afirmar que se está certo ou errado, é muita pretensão. Afinal, você não está na pele da pessoa que tomou a decisão, e, por isso, você não tem a menor idéia do tipo de pressão que ela passou para decidir, e nunca terá o conhecimento de todo o contexto que aquele decisor tinha quando tomou a decisão.

Por isso, aprenda: não existe certo ou errado. Existem dezenas de soluções coerentes e dezenas de soluções incoerentes. Mas isso é só uma opinião. Em gerenciamento de projetos, nem oito, nem oitena, simplesmente, "uma" visão.

Nem oito, nem oitenta. Com maturidade, vale qualquer solução que possa alcançar o resultado.
.

Nenhum comentário: