sábado, 29 de novembro de 2008

Pilares do Gerenciamento de Projetos

Três pilares básicos do gerenciamento de projetos são pessoas, processos e ferramentas.

Investir em pessoas é a base para o sucesso de qualquer organização. Para as organizações que trabalham por projetos, é evidente que é necessário muito treinamento em gerenciamento de projetos.

É muito importante que os treinamentos incluam os aspectos "soft" do gerenciamento, como questões de comportamento, liderança, capacidade de negociação. Claro que os aspectos técnicos também são muito importantes, como conhecimento específico da área de atuação.

Outro treinamento extremamente importante e muito negligenciado nas organizações, é o treinamento em ferramentas básicas de software. Como treinamentos para uso de editor de texto, planilha eletrônica e apresentações. Digitação então... nem se fala. Os gestores que deixam de observar, e exigir, os treinamentos em ferramentas de software, deveriam refletir melhor sobre quanto tempo as pessoas ficam em frente do computador.

Com pouco investimento em treinamento em planilha eletrônica, por exemplo, há um ganho significativo em produtividade e qualidade no trabalho.

Em suma, investir em treinamentos, de forma planejada, gera ótimos resultados para as organizações.

Outro pilar do gerenciamento de projetos são os processos de trabalho. As pessoas precisam compreender quais são os processos para o gerenciamento de projetos. É preciso investir no desenvolvimento de uma metodologia de gerenciamento de projetos. É necessário mapear os processos de trabalho e criar padrões (ou templates) de documentos visando ter padrões dentro da organização.

Uma vez compreendidos os processos de trabalho, deve-se definir o tipo de ferramenta a ser utilizada. Normalmente é necessário investir em ferramentas de software específicas para o gerenciamento de projetos. Mas isso varia muito de acordo com o contexto.

Para escolher uma ferramenta é preciso analisar uma visão macro, o panorama do mercado como um todo, a visão da instituição como um todo, e analisar uma visão micro, os detalhes de cada ferramenta e o cotidiano, operacional.

Uma vez definidos estes três pilares, pessoas, processos e ferramentas, o caminho para o sucesso no gerenciamento de projetos está aberto.

A partir daí... continue melhorando, é preciso estudar sempre!

Nenhum comentário: